Mundo
Índia ultrapassa Japão e é 4ª maior economia do mundo
O governo da Índia divulgou em sua análise econômica anual que a nação já ultrapassou o Japão e se tornou a quarta maior economia global, embora seu PIB per capita seja consideravelmente menor.
Embora a confirmação oficial aguarde a publicação final do PIB anual em 2026, o Fundo Monetário Internacional (FMI) projeta que a Índia deverá superar o Japão já no próximo ano.
As autoridades indianas, representando o país mais populoso do mundo, também prevêem que a Índia superará a Alemanha dentro dos próximos três anos, assumindo a terceira colocação entre as maiores potências econômicas, atrás apenas dos Estados Unidos e da China.
De acordo com o relatório econômico do governo publicado na noite de segunda-feira (29), "a Índia destaca-se entre as economias com crescimento mais acelerado globalmente e está bem posicionada para continuar esse ritmo."
O documento governamental destaca que "com um PIB avaliado em 4,18 trilhões de dólares (23,2 trilhões de reais), a Índia já passou o Japão como a quarta maior economia e está encaminhada para ultrapassar a Alemanha nos próximos dois anos e meio a três anos, com um PIB estimado em 7,3 trilhões de dólares (40 trilhões de reais) para 2030."
As projeções do FMI indicam um PIB de 4,51 trilhões de dólares (25,12 trilhões de reais) para a Índia em 2026, superando os 4,46 trilhões de dólares (24,8 trilhões de reais) previstos para o Japão.
Apesar das apreensões econômicas advindas das tarifas elevadas impostas pelos Estados Unidos devido às compras indianas de petróleo russo, o governo indiano ressalta que o crescimento econômico demonstra "resiliência frente às contínuas incertezas do comércio global."
No entanto, outras métricas indicam um cenário mais desafiador.
A Índia, que ultrapassou a China como país mais populoso em 2023, apresenta um PIB per capita de 2.694 dólares (15.000 reais) em 2024, segundo dados recentes do Banco Mundial.
Esse valor é 12 vezes inferior ao japonês (32.487 dólares, 180.900 reais) e 20 vezes menor que o da Alemanha (56.103 dólares, 312.400 reais).
Além disso, mais de 25% dos 1,4 bilhão de habitantes da Índia têm entre 10 e 26 anos, mas o país enfrenta desafios para gerar empregos bem remunerados para milhões de jovens recém-formados.
Em 2022, a Índia tornou-se a quinta maior economia mundial, superando o PIB do seu antigo colonizador, o Reino Unido, conforme dados do FMI.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login