Conecte Conosco

Mundo

Falece idosa espanhola conhecida por restauração inusitada de retrato de Cristo

Publicado

em

Cecilia Giménez, a idosa espanhola que ganhou fama mundial de forma inesperada em 2012 por sua tentativa de restaurar um retrato de Cristo que acabou se tornando motivo de risadas na internet, faleceu aos 94 anos.

Em agosto de 2012, a restauração do Ecce Homo de Borja chamou atenção: a obra, que estava bastante danificada, foi repintada por Cecilia com o intuito de melhorar sua aparência, segundo comunicado da fundação responsável pelo santuário onde o quadro permanece.

Aos poucos, Cecilia Giménez se tornou uma figura conhecida, atraindo turistas e curiosos ao Santuário da Misericórdia, um local especial para ela. Seu trabalho inusitado continua a despertar interesse na mídia e entre visitantes.

A octogenária ganhou reconhecimento global quando sua restauração amadora, feita sobre um afresco original pintado por Elías García Martínez na década de 1910, espalhou-se rapidamente pela internet.

A transformação, que incluiu traços desproporcionais e cores incomuns, divergiu muito do original, retratando um ‘Ecce Homo’ com uma coroa de espinhos. A obra não fazia parte do acervo artístico barroco da igreja nem estava catalogada oficialmente.

Este episódio gerou muitas paródias, inspirando recreações que iam desde imagens do ex-rei da Espanha Juan Carlos I até personagens como Michael Jackson e Homer Simpson.

O sucesso foi tamanho que, no ano seguinte, aproximadamente 57 mil visitantes foram ao Santuário da Misericórdia para ver e fotografar o Cristo remodelado por Cecilia.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados