Centro-Oeste
Álcool e direção: motivo de 85% das suspensões de CNH no DF
O número de motoristas no Distrito Federal que tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) suspensas por infrações de trânsito cresceu significativamente nos últimos anos, segundo dados do Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF).
Até novembro deste ano, 9.582 CNHs foram suspensas, superando o total de 2024, que registrou 8.574 suspensões.
Dos casos registrados, 85% das suspensões ocorreram devido à condução sob efeito de álcool. No ano anterior, essa proporção foi ainda maior, com 7.954 dos 8.574 afastamentos resultantes de motoristas embriagados.
Combinação Perigosa
A mistura de álcool e direção é ilegal e extremamente perigosa. Em 14 de dezembro, um homem alcoolizado foi preso em Ceilândia (DF) após tentar fugir e resistir à abordagem dos agentes do Detran-DF, chegando a ameaçar sacar uma arma. Ele foi imobilizado com um dispositivo de choque e detido.
Em novembro, um condutor bêbado atropelou um homem de 44 anos e um adolescente de 13, pai e filho. O homem não resistiu aos ferimentos. O acidente ocorreu no km 30 da DF-130, no núcleo rural Café Sem Troco, no Paranoá (DF). O condutor fugiu, mas foi localizado pela polícia.
Em outro caso, nas proximidades de Candangolândia (DF), um motorista embriagado, sem CNH, perdeu o controle do veículo e causou um acidente. Ele foi detido após o incidente.
Em março, um jovem de 27 anos morreu atropelado na BR-070 pela ação de um motorista embriagado que fez o teste do bafômetro positivo. A vítima tentava atravessar a via no momento do acidente.
Até funcionários públicos podem cometer infrações. No último mês, um colaborador terceirizado do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) foi demitido após denúncias de que dirigia viaturas oficiais sob efeito de álcool. Imagens mostraram que ele usava uma camisa de campanha de conscientização sobre os riscos de dirigir alcoolizado.
Condutas Irresponsáveis
Rodrigo Freitas Xavier, gerente de Registro e Controle de Penalidades do Detran-DF, destacou que o elevado número de suspensões está ligado principalmente a atitudes imprudentes, desrespeito às normas e condução sob o efeito de álcool.
Segundo ele, esses comportamentos aumentam o risco de acidentes e levam à aplicação rigorosa das penalidades previstas na legislação.
Há, no entanto, uma expectativa de mudança com a modernização dos processos administrativos e a fiscalização mais rigorosa, que ajudam a reduzir a sensação de impunidade e desestimulam novas infrações.
Quando as penalidades são efetivamente aplicadas, o impacto na prevenção é imediato, segundo Xavier.
Educação no Trânsito
Magda Brandão, gerente de Ação Educativa de Trânsito do Detran-DF, afirmou que a autarquia investe diretamente em campanhas e atividades de conscientização para evitar infrações que possam resultar na suspensão ou cassação da CNH.
O foco dessas ações é promover mudanças no comportamento dos motoristas por meio de abordagens diretas e métodos educativos e lúdicos.
Dentre as iniciativas estão blitzes educativas, que orientam condutores sobre riscos no trânsito, e o projeto Rolê Consciente, que visita bares para alertar sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login