Mundo
Zelensky diz que acordo de paz está quase finalizado, faltando 10%
O presidente ucraniano Volodimir Zelensky afirmou nesta quarta-feira (31) que o acordo de paz com a Rússia está quase concluído, com apenas 10% restantes a serem resolvidos. Contudo, ele destacou que as questões mais importantes ainda precisam ser decididas e alertou contra um acordo que favoreça Moscou.
Em seu discurso de Ano Novo, Zelensky explicou que a Ucrânia deseja o fim da guerra, mas não a qualquer custo, enfatizando que qualquer pacto deve incluir garantias sólidas de segurança para impedir futuras invasões russas.
O líder ucraniano declarou: “O acordo de paz está 90% concluído, apenas 10% faltam. Esses últimos 10% irão determinar o futuro da paz, da Ucrânia e da Europa”.
Os Estados Unidos têm trabalhado para construir um acordo envolvendo tanto Moscou quanto Kiev, mas ainda não houve avanços significativos em relação à questão territorial central.
Dentro das negociações, o presidente russo Vladimir Putin busca o controle total da região leste de Donbass, na Ucrânia, mas Zelensky expressou ceticismo sobre a possibilidade de a Rússia parar por aí, caso a Ucrânia ceda territórios.
“Se retirarem do Donbass, tudo estará resolvido” é uma promessa enganosa que não se sustenta em nenhuma língua, seja ucraniano, inglês, alemão, francês ou qualquer outra, destacou Zelensky. Ele alertou que tal acordo seria uma fraude e não garante a paz duradoura.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login