Conecte Conosco

Centro-Oeste

Plano Piloto registra mais de 2 mil furtos de carro em 2025

Publicado

em

Uma série de furtos foi registrada na Asa Norte (DF) de Brasília, entre novembro e dezembro do ano passado. A audácia dos criminosos chamou atenção. Em um dos casos, um ladrão foi filmado cometendo pelo menos três crimes diferentes.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), o Plano Piloto teve 2.124 furtos de veículos em 2025.

Veja:

  • No primeiro caso, o ladrão e um cúmplice furtam objetos de um carro vermelho;
  • No segundo, ele tenta abrir a porta de um veículo branco, força a entrada, mas desiste após não conseguir destravar;
  • No terceiro, ele coloca objetos dentro de um carrinho de compras e sai do local.

A sequência de furtos levou a um aumento no patrulhamento da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). Moradores começaram a enviar vídeos e relatos, ajudando a identificar o suspeito — que mancava nas imagens depois de se machucar durante um dos crimes, conforme câmeras de segurança.

O homem identificado pela PM foi localizado, mas, sem flagrante no momento da abordagem, foi registrado como autor conhecido e liberado até a conclusão do processo. Ele vive em situação de rua, assim como outras pessoas que têm dormido nas proximidades, conforme relato de um morador que quis manter o anonimato.

Comércios

Ao menos quatro estabelecimentos nas quadras 103/104 e 403/404 sofreram furtos ou roubos durante o fim do ano. Em 2025, foram registrados 2.933 crimes contra o patrimônio na PCDF, incluindo roubos, arrombamentos e furtos frequentes em áreas comerciais.

Os donos afirmam que os criminosos repetem padrão: roubam os mesmos itens, usam o mesmo método e atuam em locais próximos. Entre os equipamentos furtados estão fiação, tubulação externa, lâmpadas e componentes elétricos.

Uma proprietária relatou que o estabelecimento foi roubado cinco vezes, e o último furto causou prejuízo de cerca de R$ 5 mil. Por isso, o local reforçou a segurança privada com câmeras adicionais, alarmes e monitoramento online. Segundo ela, os custos com a segurança extra acabam limitando investimentos que poderiam gerar mais empregos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados