Mundo
Três pessoas morrem em tentativa de invasão de mina de ouro no Peru
Ao menos três pessoas perderam a vida durante uma tentativa de invasão a uma mina localizada no norte do Peru, na noite da véspera do Ano Novo, conforme informação divulgada nesta quinta-feira (1º) pela promotoria de Pataz, uma região que está militarizada desde 2024 devido à violência causada pela chamada ‘febre do ouro’.
Pataz, uma província situada a cerca de 900 km da capital Lima, está em estado de emergência desde fevereiro de 2024, devido ao aumento da violência ligada à extração de ouro.
Em maio do ano passado, um episódio trágico foi registrado quando 13 trabalhadores de uma grande empresa mineradora foram mortos após serem sequestrados em uma mina de ouro.
A promotoria local declarou, por meio de comunicado, que começou uma investigação preliminar sobre o homicídio de três pessoas, cujos corpos foram encontrados com ferimentos por disparos de arma de fogo na entrada da mina ‘Papagayo’.
No local da ocorrência, a polícia apreendeu 11 cartuchos de bala, segundo informações da promotoria.
O prefeito de Pataz, Aldo Mariño, informou ao canal de televisão N que, de acordo com dados recebidos do capitão da Polícia do Peru, na quarta-feira, por volta das 23h, três pessoas foram encontradas assassinadas na delegacia.
Mariño também comentou que sete pessoas estavam desaparecidas após o incidente.
Embora a Polícia ainda não tenha confirmado oficialmente, veículos de comunicação locais relataram que aqueles anteriormente dados como desaparecidos já foram localizados.
Conforme o site Peru21, o crime aconteceu em uma área de extração de ouro de Pataz, pouco antes da meia-noite, quando um grupo tentou invadir a mina, mas foi impedido na entrada por guardas particulares.
Com uma população aproximada de 88.000 habitantes, Pataz é o principal foco de uma crescente onda de violência causada pelo aumento da procura por ouro, cujo valor tem subido nos mercados mundiais.
O Peru está entre os maiores produtores globais de ouro, ocupando o décimo lugar no ranking mundial e o segundo na América Latina, conforme dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos.
No país, existem três tipos de mineração: a legal, regulamentada por leis; a informal, que está em processo de formalização; e a ilegal, que ocorre principalmente na exploração de ouro e causa danos significativos à floresta amazônica.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login