Conecte Conosco

Mundo

Rússia faz maior avanço territorial na Ucrânia em 2025

Publicado

em

As tropas russas obtiveram em 2025 seu maior progresso territorial na Ucrânia desde 2022, de acordo com uma avaliação da AFP baseada em informações do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), que trabalha em parceria com o Critical Threats Project (CTP).

De acordo com esses centros de pesquisa americanos especializados em conflitos, a Rússia expandiu seu controle territorial em mais de 5.600 km², ultrapassando o total acumulado das conquistas feitas em 2024 e 2023. Essa área equivale a aproximadamente 0,94% do território ucraniano.

Esse cálculo inclui territórios sob domínio russo conforme indicado por Kiev e observadores militares, bem como áreas reivindicadas pelo exército de Moscou, ainda não confirmadas oficialmente.

Em 2022, as tropas russas tinham ocupado cerca de 64 mil km².

Apesar do aumento dos esforços diplomáticos iniciados em novembro, com um plano dos Estados Unidos para encerrar o conflito, os combates persistem.

O acordo de 20 pontos, negociado no final de dezembro entre Kiev e Washington, pretende congelar o front nas regiões de Zaporizhzhia e Kherson, no sul, e também em Donetsk e Luhansk, no leste, regiões que formam o Donbass.

Em dezembro, Moscou avançou 244 km², seu menor crescimento mensal desde março, mas intensificou sua ofensiva no Donbass, região oriental que busca anexar.

Os significativos avanços desde a primavera, especialmente em novembro (701 km²), fizeram com que a Rússia superasse as conquistas totais de 2024 (4.000 km²) e 2023 (580 km²).

Além disso, a Rússia avançou 131 km² na região de Zaporizhzhia, onde os bombardeios se intensificaram nos últimos meses.

No final de dezembro, Moscou controlava total ou parcialmente 19,4% do território da Ucrânia. Aproximadamente 7%, incluindo a Crimeia e partes do Donbass, já estavam sob controle russo antes da invasão de fevereiro de 2022.

Por outro lado, a Rússia perdeu 125 km² na região de Kharkiv (leste) e 55 km² na de Dnipropetrovsk (centro-leste), áreas para as quais o plano americano sugere retirada do exército russo.

Essas recuperações feitas por Ucrânia representam as maiores desde junho de 2023, quando as forças de Kiev lançaram uma ampla contraofensiva contra Moscou.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados