Mundo
Tesla perde liderança para BYD com queda nas vendas de elétricos
A Tesla, que já liderava as vendas de veículos elétricos, foi ultrapassada pela chinesa BYD após registrar queda nas entregas por dois anos consecutivos.
Em 2025, as vendas da Tesla recuaram 9% no ano todo e 16% no último trimestre em relação ao período anterior.
A fabricante enfrenta desafios num mercado que mudou com o fim de subsídios federais nos EUA.
No terceiro trimestre, as vendas cresceram porque consumidores correram para aproveitar o crédito fiscal de US$ 7.500 que expirava, mas no quarto trimestre não houve incentivos.
A montadora BYD, que não atua nos EUA, anunciou que vendeu 2,26 milhões de veículos elétricos em 2025, um aumento de 28%. A Tesla vendeu 1,64 milhão.
Este é um marco importante para a BYD, e suas ações em Hong Kong subiram 3,6%. Há poucos anos, o fundador da empresa temia sua sobrevivência.
A BYD encara forte concorrência na China, especialmente da Geely e Leapmotor. A Geely aumentou sua produção de elétricos em 39% em 2025, enquanto a Leapmotor alcançou 500.000 unidades vendidas, com uma meta de um milhão em 2026.
Para a Tesla, 2025 foi atípico. O CEO Elon Musk teve papel controverso na Casa Branca, o que afetou as vendas nos EUA. Ainda assim, ele demonstrou confiança nos lançamentos futuros, como robotáxis, o Cybercab (carro sem volante) e os robôs humanoides Optimus.
Mesmo com inovações, a principal receita da empresa ainda vem da venda de veículos, representando cerca de 75% do faturamento.
No último trimestre, foram entregues 418.227 veículos, abaixo da expectativa média de analistas (422.850).
O setor de energia da Tesla cresceu 49%. Em outubro, lançou versões mais acessíveis do Model 3 e Model Y para estimular as vendas, que ainda caíram nos primeiros dois meses do trimestre.
Em novembro, acionistas aprovaram um novo pacote de remuneração para Elon Musk, que poderá torná-lo o primeiro trilionário caso a Tesla alcance valor de mercado de US$ 8,5 trilhões e cumpra metas financeiras e operacionais.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login