Conecte Conosco

Mundo

Chefe da ONU pede a Israel que reverta proibição de acesso a Gaza para ONGs

Publicado

em

António Guterres, secretário-geral da ONU, solicitou nesta sexta-feira (2) que Israel revogue a decisão que impede várias organizações humanitárias internacionais de entrarem na Faixa de Gaza, conforme comunicado divulgado por seu porta-voz.

O porta-voz Stéphane Dujarric destacou que as ONGs internacionais são essenciais para trabalhos humanitários que salvam vidas, e que a proibição pode comprometer os avanços frágeis conquistados com o cessar-fogo vigente.

Na quinta-feira, Israel confirmou a restrição para 37 organizações de ajuda humanitária após elas recusarem compartilhar as listas de funcionários palestinos com as autoridades israelenses.

A ONU ressaltou que essa decisão poderá piorar a crise humanitária enfrentada pelo povo palestino.

Entre as organizações proibidas está a Médicos Sem Fronteiras (MSF), que possui cerca de 1.200 colaboradores nos territórios palestinos, especialmente em Gaza. Também foram incluídas instituições como o Conselho Norueguês para os Refugiados, a World Vision International, a CARE e a Oxfam.

Essas ONGs foram notificadas para encerrar suas atividades até 1º de março, e algumas alegam que as exigências violam o direito internacional humanitário e colocam em risco sua autonomia.

O governo israelense afirma que essas medidas visam impedir que grupos suspeitos de apoiar o terrorismo atuem nos territórios palestinos.

Desde outubro, uma trégua delicada está em vigor em Gaza, após o conflito iniciado pelo ataque do Hamas em território israelense em 7 de outubro de 2023.

Em novembro, autoridades de Gaza informaram que mais de 70 mil pessoas perderam a vida desde o começo do conflito.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados