Conecte Conosco

Mundo

Reunião urgente do Itamaraty avalia ataque dos EUA à Venezuela

Publicado

em

Por volta das 10h30 da manhã deste sábado (3), teve início uma reunião urgente do governo brasileiro no Itamaraty, em Brasília, para tratar do ataque dos Estados Unidos (EUA) à Venezuela ocorrido na madrugada deste sábado (3). O presidente Nicolás Maduro foi capturado e removido do país.

Participam da reunião o ministro da Defesa, José Múcio, e a ministra interina do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha.

A secretária-executiva e ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, também está presente, junto a outros diplomatas brasileiros.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar por videoconferência, pois está no Rio de Janeiro. A assessoria informou que o presidente retorna ainda hoje para Brasília. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, estava de férias e também retorna hoje a Brasília.

Os Estados Unidos realizaram bombardeios em vários pontos da capital venezuelana, Caracas, além dos estados de Aragua, Miranda e La Guaira.

O paradeiro do presidente Nicolás Maduro é desconhecido, mas conforme anunciou o presidente norte-americano, Donald Trump, ele foi capturado por militares americanos e já não está mais na Venezuela.

A vice-presidenta da Venezuela, Delcy Rodrigues, solicitou comprovação de vida de Maduro e de sua esposa, Cília Flores.

Nas redes sociais, o presidente Lula repudiou o uso da força contra o país vizinho.

“Esse ato remete aos piores episódios de intervenção na política da América Latina e do Caribe, colocando em risco a manutenção da região como um espaço pacífico. A comunidade internacional, através da Organização das Nações Unidas, deve reagir firmemente a este acontecimento. O Brasil repudia essas ações e reafirma seu compromisso com o diálogo e a cooperação.”

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados