Mundo
Trump divulga foto de Maduro em navio após captura
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou neste sábado (3) em uma rede social uma imagem alegada do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, em um navio dos EUA, após sua captura e remoção do país.
Na fotografia, Maduro surge vendado e vestido com um conjunto cinza de moletom, segurando uma garrafa de água. Trump comunicou que o líder venezuelano e a primeira-dama, Cilia Flores, estavam sendo transportados de navio para Nova York.
Contexto da ação
Na madrugada de sábado, o governo dos EUA, liderado por Donald Trump, anunciou uma ofensiva contra a Venezuela, com ataques aéreos e terrestres atingindo Caracas e outras cidades.
Essa intervenção americana na Venezuela representa um novo capítulo nas intervenções diretas dos EUA na América Latina. A última invasão foi realizada em 1989, no Panamá, quando os militares americanos capturaram o presidente Manuel Noriega, acusado de envolvimento com narcotráfico.
Assim como no caso de Noriega, os EUA acusam, sem apresentação de evidências, Maduro de liderar um suposto cartel venezuelano chamado De Los Soles. Especialistas em tráfico internacional de drogas questionam a existência desse cartel.
O governo americano havia oferecido recompensa de 50 milhões de dólares por informações que levassem à prisão de Maduro.
Motivações por trás da ação
Para muitos críticos, essa operação tem fins geopolíticos, visando afastar a Venezuela dos aliados globais dos EUA, como China e Rússia, e garantir maior domínio sobre as vastas reservas de petróleo do país, que são as maiores reservas comprovadas do mundo.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login