Notícias Recentes
Subsecretário de Trabalho do DF é exonerado por responder a processo
O governo do Distrito Federal exonerou nesta terça-feira (7) o subsecretário de Microcrédito e Empreendedorismo da Secretaria de Trabalho, Alexandre Donikian Gouveia, nomeado na semana passada para o cargo.
A decisão teria sido tomada pelo próprio governador, Rodrigo Rollemberg, após ser informado sobre um mandado de prisão contra Gouveia expedido no ano passado pela 6ª Vara Criminal de Curitiba. O cientista político e agora ex-secretário afirma que não foi procurado pela administração pública e diz que o pedido de prisão foi um erro da Justiça paranaense.
“É uma decisão política, nesse momento de começo de governo. Considero compreensível mas não fui consultado, apenas notificado de que a exoneração sairia, com base em um boato que não é verdadeiro”, afirmou Gouveia. Ele diz que já reuniu todas as certidões negativas na Justiça e que, como o processo ainda não foi julgado, é “tão ficha limpa quanto qualquer pessoa”.
Entre setembro de 2012 e maio de 2014, o cientista político foi diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF. No segundo semestre do ano passado, lecionou na UnB. Ele também atua como consultor da ONU e de organismos internacionais para projetos na área social.
No sábado, o diretor indicado para o Detran no DF, Antônio Fúcio, deixou o governo antes mesmo de assumir o cargo após a divulgação de um histórico de 50 multas trânsito, todas por excesso de velocidade, entre 2006 e 2007. Ele afirmou que abriu mão do cargo para “evitar constrangimentos”, mas disse que contesta as notificações na Justiça.
Processo
Gouveia explica que há 10 anos foi sócio em uma pequena importadora no Paraná. O processo judicial a que responde diz respeito a uma importação de R$ 28 mil em mercadorias, que teriam sido enquadradas em uma categoria incorreta de tributação.
Quando a Receita Federal abriu processo para investigar a falha tributária, o professor diz que já tinha se mudado para o DF e que por isso não foi encontrado para a entrega da intimação. A Justiça o considerou como foragido e expediu mandado de prisão preventiva, revogado dias depois com a manifestação do réu.
Ainda de acordo com Gouveia, o processo segue na fase de depoimentos das testemunhas, e não há decisão judicial em nenhuma instância. Apesar da exoneração, ele não descarta voltar a colaborar com o GDF. “Fiz minha carreira acreditando que trabalho técnico e administração pública podem andar juntos. Havendo diálogo e uma proposta adequada, estou sempre à disposição.”
Indicação
A indicação do cientista político para a subsecretaria de Microcrédito e Empreendedorismo partiu do deputado reeleito Joe Valle (PDT), membro da base de Rollemberg na Câmara Legislativa. Não conseguimos contato direto com o parlamentar nesta quarta (7).
Segundo a assessoria, Valle não sabia do processo a que responde Gouveia, mas acredita na idoneidade do indicado. De acordo com a equipe do distrital, o ex-secretário é “uma pessoa muito respeitada em Brasília, por todos aqueles que compõem o meio acadêmico”. A assessoria não soube informar se Valle vai indicar outra pessoa para o cargo.
Fonte: G1
Você precisa estar logado para postar um comentário Login