Economia
Perspectivas para os concursos públicos em 2026
Com a chegada do final do ano, muitos concurseiros já começam a refletir sobre as possibilidades de concursos para 2026. Este é o momento ideal para reavaliar prioridades e compreender as perspectivas reais para o próximo ano.
Segundo o professor Júlio Raizer, especialista em concursos públicos, a expectativa é que 2026 traga muitas oportunidades em certames federais, mantendo um equilíbrio entre a criação de cargos temporários e efetivos. Entretanto, esse cenário dependerá de alguns fatores.
Um aspecto fundamental a ser considerado na análise das perspectivas para 2026 é o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA). O projeto aprovado reserva recursos para 163.802 vagas em concursos públicos federais, sendo 78.674 para novos cargos e 85.128 para reposição de cargos já existentes.
A reforma administrativa, que está em discussão no Congresso Nacional, provavelmente não impactará os concursos de 2026, pois suas mudanças só devem entrar em vigor, se aprovadas, em 2027.
Segurança Pública
Um setor que promete abrir muitas vagas no próximo ano é o da segurança pública. Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSD) anunciou a publicação de novos editais para os concursos das polícias Civil, Militar, Penal, Científica e para o Corpo de Bombeiros em 2026.
“Vamos lançar novos concursos para a segurança pública, para evitar situações como as atuais, pois herdei o efetivo de 1993, que está muito defasado. A polícia precisa ser fortalecida e qualificada”, afirmou a governadora em entrevista à Rádio CBN Recife, em dezembro.
O professor Júlio também indica que os candidatos devem focar na área de segurança, que terá oportunidades tanto em âmbito federal quanto estadual.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) enviou ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) um pedido para a realização de concurso para 248 vagas de agente administrativo de nível médio, conforme o Plano Especial de Cargos.
Esse pedido está em processamento e a expectativa é que seja contemplado ainda este ano.
A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) também solicitou autorização para abrir concurso para os cargos de agente e oficial. Com cerca de 80% dos seus cargos vagos, a Abin é atualmente o órgão federal com maior índice de vacância.
Área Judiciária
Na esfera jurídica, a Defensoria Pública da União (DPU) consta no orçamento projetado para 2026 com previsão para 210 vagas para provimento e criação de 600 novos cargos, destinados a servidores e defensores públicos. O órgão também confirmou a intenção de realizar um novo concurso público.
Além disso, diversos tribunais estaduais planejam certames no próximo ano, entre eles o Tribunal de Justiça de Alagoas, Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Tribunal de Justiça da Paraíba e Tribunal de Justiça da Bahia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login