Conecte Conosco

Mundo

Petro propõe explorar energia limpa na conversa com Trump

Publicado

em

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, revelou mais detalhes em uma publicação no X sobre a ligação telefônica que teve com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quarta-feira, 7.

Segundo Petro, que confirmou o contato anteriormente, a conversa abordou as diferentes visões sobre a relação entre os Estados Unidos e a América Latina. A postagem inclui uma imagem criada por inteligência artificial que mostra uma águia, símbolo dos EUA, ao lado de uma onça pintada, animal típico da América do Sul.

Diante do interesse de Trump pelo petróleo venezuelano, o colombiano sugeriu uma parceria focada no potencial de energia limpa da América do Sul. “Usar a América Latina apenas para extração de petróleo levaria à violação do direito internacional e resultaria em barbárie e até mesmo em uma terceira guerra mundial”, afirmou Petro.

Petro destacou que a América do Sul tem capacidade para gerar 1400 GW de energia, enquanto a demanda anual dos EUA por energia que substitua petróleo e carvão é de 840 GW. Isso significa que a América Latina poderia alimentar 100% da matriz energética dos EUA com energia limpa, representando um avanço significativo na luta contra a crise climática.

O presidente colombiano estimou que seriam necessários cerca de US$ 500 bilhões de investimento para desenvolver essa energia sustentável no continente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados