Conecte Conosco

Mundo

Navios levam petróleo da Venezuela para os EUA

Publicado

em

Três navios contratados pela Chevron estão a caminho dos Estados Unidos nesta quinta-feira (8), transportando petróleo proveniente da Venezuela, conforme análise da AFP baseada em dados de monitoramento marítimo.

Outros dois petroleiros sob contrato da empresa permaneciam ancorados no porto da refinaria de Bajo Grande, no oeste da Venezuela, enquanto seis navios adicionais se dirigiam ao país sul-americano, conforme informações da Bloomberg.

A Chevron, a única companhia americana atuando na Venezuela, organizou o fretamento dessas embarcações para suas entregas regulares de petróleo aos Estados Unidos.

O presidente americano, Donald Trump, declarou na terça-feira que Caracas forneceria entre 30 e 50 milhões de barris de petróleo aos Estados Unidos, mesmo sob sanções.

O bloqueio naval imposto por Washington contra petroleiros sancionados ligados à Venezuela tem provocado um acúmulo de petróleo nos tanques do país, segundo analistas da plataforma especializada Kpler. Este bloqueio, entretanto, não atinge os navios fretados pela Chevron.

Um dos navios contratados, o Ionic Anassa, foi registrado navegando próximo a Cuba em direção ao porto de Pascagoula, Mississippi, depois de ser carregado em Bajo Grande em 4 de janeiro, de acordo com a Bloomberg.

O Nave Photon estava ao norte de Caracas na quinta-feira, após sua chegada ao terminal de José, no leste da Venezuela, em 5 de janeiro, e era acompanhado de perto pelo Mediterranean Voyager. Ambos devem chegar ao porto de Freeport, no Texas.

Outros dois navios, o Minerva Gloria e o Searuby, encontravam-se em Bajo Grande nesta quinta-feira, enquanto seis navios, aparentemente vazios, estavam rumando para a Venezuela.

Segundo a estimativa mais recente da Kpler, com base em imagens de radar de 30 de dezembro, as reservas terrestres de petróleo bruto na Venezuela excedem 22 milhões de barris, cerca de metade da capacidade total de armazenamento do país.

O volume armazenado em navios, usados como depósitos temporários, também tem crescido. Uma análise por satélite da Kpler indica que mais de 16 milhões de barris de petróleo sancionado estavam armazenados em petroleiros nesta quinta-feira.

A Chevron foi procurada para comentar suas operações, mas não forneceu declarações.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados