Conecte Conosco

Mundo

Guterres lamenta saída dos EUA de várias entidades da ONU

Publicado

em

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, expressou tristeza em relação ao anúncio feito pela Casa Branca sobre a decisão dos Estados Unidos de deixarem diversas organizações das Nações Unidas.

Em comunicado, o porta-voz oficial, Stéphane Dujarric, ressaltou que “as contribuições obrigatórias para o orçamento regular e para o orçamento de manutenção da paz das Nações Unidas, aprovadas pela Assembleia Geral, são um dever legal conforme estabelecido na Carta da ONU, para todos os países membros, incluindo os Estados Unidos”.

Ele acrescentou que “todas as agências da ONU continuarão a executar seus mandatos, conforme definidos pelos países membros. A ONU tem o compromisso de honrar suas promessas para aqueles que dependem dela. Seguiremos realizando nossos trabalhos com empenho”.

Em linha com a decisão do governo do ex-presidente Donald Trump de sair da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança Climática (UNFCCC), o Departamento do Tesouro dos EUA informou ao Fundo Verde para o Clima (GCF) que os Estados Unidos estão deixando o Fundo e abdicarão de sua cadeira no Conselho do GCF.

Scott Bessent, Secretário do Tesouro dos EUA, declarou: “Nosso país não apoiará mais entidades radicais como o GCF, cujos objetivos vão contra a realidade de que energia acessível e confiável é essencial para o desenvolvimento econômico e a diminuição da pobreza”.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados