Brasil
Inflação fecha 2025 em 4,26%, abaixo do teto da meta pela primeira vez no governo Lula 3
A inflação terminou o ano de 2025 em 4,26%, ficando abaixo do teto da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM), que é de 3%, com uma margem de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Essa é a primeira ocorrência em que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se mantém dentro desse intervalo em um acumulado anual desde 2019, quando o índice registrou 4,31%. Além disso, essa é a primeira vez que esse resultado é alcançado durante o governo Lula.
O dado, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, é um alívio para o presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, que não precisará redigir a carta explicativa justificando uma inflação acima do teto da meta. Ele já teve que escrever essa comunicação duas vezes desde o início do seu mandato, no começo deste ano.
O valor ficou ligeiramente abaixo das previsões feitas pelos analistas de mercado consultados pela Bloomberg, que estimavam uma alta de 4,27% para o ano.
Apesar do aumento da inflação dos alimentos em dezembro, a redução dos preços desse grupo ao longo do ano foi crucial para manter o índice dentro do limite máximo da meta estabelecida para 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login