Economia
Inflação fecha 2025 em 4,26%, abaixo do teto da meta pela primeira vez no governo Lula
A inflação acumulada em 2025 ficou em 4,26%, abaixo do limite máximo estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que é de 3%, com uma tolerância de 1,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Esta é a primeira vez, desde 2019 quando o índice fechou em 4,31%, que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) se mantém dentro dessa faixa ao longo de um ano completo, e também a primeira ocorrência durante o governo de Lula.
O dado, divulgado pelo IBGE nesta sexta-feira, representa um alívio para o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que não precisará redigir a carta justificando que a inflação ficou fora da meta, algo que já teve que fazer duas vezes desde que assumiu o cargo no começo deste ano.
Embora os preços dos alimentos tenham subido no mês de dezembro, as reduções nos preços deste grupo ao longo do ano foram fundamentais para que a inflação total ficasse abaixo do teto da meta em 2025.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login