Conecte Conosco

Notícias Recentes

Quem vai assumir o comando do Ministério da Justiça após saída de Lewandowski?

Publicado

em

O Ministério da Justiça (MJ) estará sob o comando provisório do secretário-executivo da pasta, Manoel Carlos de Almeida Neto, após a saída de Ricardo Lewandowski. Lewandowski apresentou sua carta de demissão ao presidente Lula antes da cerimônia no Palácio do Planalto que marcou os três anos dos ataques golpistas de 8 de janeiro. Apesar da renúncia, membros da equipe de Lewandowski devem permanecer em seus cargos até que um novo ministro seja nomeado.

Manoel Carlos de Almeida Neto, que será responsável pelo ministério no período de transição, tem uma trajetória marcada por cargos importantes, incluindo diretor jurídico da CSN por oito anos, procurador-geral municipal, secretário-geral do TSE e secretário-geral do STF. Ele foi próximo a Lewandowski, atuando como assessor e, posteriormente, como integrante da gestão dele no MJ.

Lewandowski vinha indicando sua saída do cargo para esta sexta-feira, apesar do pedido de Lula para que permanecesse até o final do mês. Durante seus dois anos à frente do Ministério, enfrentou desafios como a fuga de presos em Mossoró (RN) e acompanhou investigações importantes, como a do assassinato da vereadora Marielle Franco, incluindo a prisão dos acusados.

No entanto, Lewandowski não conseguiu aprovar a PEC da Segurança no Congresso, sua principal proposta legislativa, enfrentando resistência dentro do governo, especialmente da Casa Civil. Houve também tensões relacionadas a uma proposta de criar uma secretaria extraordinária para ações de segurança pública vinculada à Casa Civil, ideia que não foi aprovada por Lula, mas que Lewandowski interpretou como uma tentativa de enfraquecer seu ministério.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados