Mundo
Chile desmantela quadrilha de chineses após golpe milionário contra americanos
O Chile desmantelou, nesta sexta-feira (9), uma rede criminosa e prendeu pelo menos 39 envolvidos, entre chilenos e chineses, acusados de lavagem de dinheiro de até 200 milhões de dólares (1,07 bilhão de reais) obtidos por meio de fraudes, principalmente contra cidadãos dos Estados Unidos.
A investigação, conforme anunciado pelo Ministério Público chileno, começou em maio após uma denúncia do FBI, que alertou sobre fraudes internacionais utilizando plataformas falsas de investimento online.
As vítimas eram principalmente idosos americanos que enviaram grandes quantias em dinheiro para contas no Chile, segundo informações do MP.
Ángel Valencia, procurador-geral, informou à imprensa que cerca de 39 pessoas foram detidas, incluindo cidadãos chineses.
Entre os presos também há venezuelanos, equatorianos, bolivianos e peruanos, embora a liderança da organização fosse composta por cidadãos chineses e chilenos.
A quadrilha atuava principalmente na cidade de Iquique, no norte do Chile, e usava empresas estabelecidas na zona franca local.
Os americanos investiam supostamente em fundos chilenos através de diversas plataformas bancárias, explicou Trinidad Steinert, promotora regional de Tarapacá.
O dinheiro era transferido de uma empresa para outra, sem que os investimentos prometidos fossem realmente realizados, complementou Steinert.
Até o momento, cerca de 400 americanos foram afetados pelas fraudes.
Para esconder a origem ilícita do dinheiro, a organização criou aproximadamente 119 empresas no Chile, facilitando a remessa dos fundos para o exterior.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login