Mundo
Filho do último xá do Irã pede ajuda a Trump para agir no país
Reza Pahlavi, filho exilado do último xá do Irã, fez um pedido urgente nesta sexta-feira (9) ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitando uma intervenção imediata na república islâmica, que enfrenta intensos protestos populares.
Nas redes sociais, Pahlavi escreveu: “Senhor Presidente, esta é uma solicitação imediata para sua atenção, apoio e ação”.
Ele pediu a Trump que esteja pronto para intervir e apoiar o povo iraniano durante esse momento crítico.
Reza Pahlavi, que reside na região de Washington, destacou que o governo iraniano tem bloqueado o acesso à internet e ameaçado usar força contra os manifestantes pacíficos.
Ele relatou que convocou a população a se levantar e lutar por sua liberdade, enfrentando as forças de segurança presentes nas ruas. Na noite anterior, as pessoas já haviam começado a protestar.
O filho do último xá comentou que a ameaça de uma intervenção externa tem mantido os agentes do regime distantes, porém ressaltou a urgência do momento e a importância de ajudar, pois os manifestantes planejam retornar às ruas em breve.
Donald Trump, que no ano anterior havia ordenado bombardeios em instalações nucleares iranianas em cooperação com Israel, continua a ameaçar uma ação militar caso as autoridades do Irã reprima com violência os protestos, incluindo possíveis assassinatos de manifestantes.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login