Mundo
Venezuela confirma retorno de navio tanque após ação com EUA
O governo da Venezuela informou, na noite de sexta-feira (9), que uma ação conjunta com os Estados Unidos (EUA) resultou no retorno do navio petroleiro Minerva. Conforme comunicado da estatal petrolífera do país, a PDVSA, o navio havia saído do país sem o pagamento ou a autorização venezuelana.
“Graças a esta primeira operação conjunta bem-sucedida, o navio está navegando de volta às águas venezuelanas para sua proteção e as medidas necessárias”, destaca o comunicado.
O presidente Donald Trump dos Estados Unidos também declarou em suas redes sociais que, em cooperação com as “autoridades interinas” da Venezuela, foi detido um navio-tanque que deixou o país sem permissão.
“Este navio-tanque está atualmente retornando à Venezuela, e o petróleo será comercializado por meio do Grande Acordo Energético criado para esse tipo de transação”, afirmou ele.
A ação conjunta aconteceu no mesmo dia em que a presidente interina, Delcy Rodríguez, discutiu o “processo diplomático” para reabrir embaixadas dos EUA no país.
“Nosso principal objetivo é reafirmar nossa reprovação à agressão sofrida pelo nosso povo”, escreveu Delcy Rodríguez. Neste sábado (10), completa uma semana desde a intervenção armada dos estadunidenses (com a detenção e prisão do presidente Nicolás Maduro e da primeira-dama, Cilia Flores).
“Iremos utilizar nossa diplomacia bolivariana pacífica para proteger a estabilidade, o futuro e nossa soberania sagrada”.
Delcy Rodríguez explicou que essa é a estratégia para proteger o povo e assegurar o retorno do presidente Nicolás Maduro e de Cilia Flores. Ela destaca que isso será feito com paciência e uma estratégia firme.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login