Brasil
Inpe confirma queda do desmatamento em quase todos os biomas em 2024
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) finalizou a compilação dos resultados do sistema de Monitoramento Anual da Supressão de Vegetação Nativa (Prodes) referente ao ano de 2024 para todos os biomas brasileiros.
A avaliação das imagens dos alertas antecipados confirmou a diminuição da remoção da vegetação natural na maioria dos biomas, em comparação ao ano de 2023.
Os dados consolidados indicam que entre 2023 e 2024 houve redução do desmatamento nos seguintes biomas:
- Amazônia: 28,09%
- Área não florestal na Amazônia: 5,27%
- Cerrado: 25,76%
- Mata Atlântica: 37,89%
- Pampa: 20,08%
Por sua vez, os biomas Caatinga e Pantanal foram os únicos que apresentaram aumento nas áreas de supressão da vegetação nativa, com elevações de:
- Caatinga: 9,93%
- Pantanal: 16,5%
Conforme a nota técnica divulgada pelo Inpe, supressão é definida como a remoção da cobertura vegetativa nativa, independentemente da natureza da vegetação ou do uso futuro da área.
As avaliações utilizam imagens de satélite das áreas afetadas, detectadas automaticamente e classificadas com base em índices de vegetação, seguidas de interpretação visual.
Na opinião da vice-coordenadora do Programa do Inpe BiomasBR, Silvana Amaral, a redução do desmatamento na maioria dos biomas brasileiros entre 2023 e 2024 evidencia a eficácia e a relevância das políticas públicas de controle, bem como de instrumentos regulatórios como acordos e termos de conduta firmados entre a sociedade civil e setores ligados ao comércio e exportação de produtos agropecuários.
A consolidação dos dados do Prodes é fundamental para o estudo das tendências de médio e longo prazo do desmatamento no Brasil, complementando os resultados preliminares. Essas informações são essenciais para apoiar a formulação e execução de políticas públicas ambientais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login