Conecte Conosco

Mundo

Dono de bar na Suíça diz que saída estava trancada

Publicado

em

Jacques Moretti, proprietário do bar Le Constellation, localizado em Crans-Montana, Suíça, afirmou em depoimento que a porta de serviço estava trancada por dentro durante o incêndio fatal que causou a morte de 40 pessoas na noite do Ano Novo.

A maioria das vítimas era composta por adolescentes, e além das fatalidades, outras 116 pessoas sofreram ferimentos na tragédia. Logo após o incidente, Moretti relatou aos investigadores que precisou arrombar a porta de serviço, a qual não estava identificada como saída de emergência.

De acordo com as primeiras apurações, o fogo pode ter sido causado por velas vulcão — pequenos artefatos pirotécnicos colocados em garrafas de champanhe — costume utilizado no bar há cerca de dez anos, conforme relatado por Jessica Moretti, esposa e coproprietária do estabelecimento.

Jacques Moretti destacou que, apesar de não descartar que as velas tenham provocado o incêndio, acredita que possa haver outra causa, já que fez testes que indicaram que as velas não eram suficientemente fortes para inflamar a espuma acústica do local.

Além do bloqueio da porta, existem questionamentos sobre a presença e acessibilidade dos extintores de incêndio, bem como a conformidade das rotas de fuga no estabelecimento.

Tanto Jacques quanto Jessica Moretti estão sob suspeita de homicídio e lesões corporais por negligência, além de incêndio criminoso por negligência. O Ministério Público de Valais conduzirá as investigações para decidir se o caso será arquivado ou se haverá denúncia formal para processo judicial.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados