Mundo
Panamá e EUA começam treino para proteger o canal
Cinquenta membros da Marinha dos Estados Unidos e das forças de segurança do Panamá iniciarão, na segunda-feira (12), um treinamento que vai até fevereiro, com o objetivo de garantir a segurança do canal interoceânico, conforme comunicado oficial divulgado neste domingo (11).
Este é o primeiro de vários exercícios conjuntos planejados para 2026 entre os dois países. Em 2025, foram realizados três treinamentos de segurança.
O curso prático, que ocorrerá de 12 de janeiro a 26 de fevereiro de 2026, será realizado na Escola de Selva da Base Aérea Naval Almirante Cristóbal Colón e na Base do Corpo de Fuzileiros Navais Capitão Noel Antonio Rodríguez, conforme o comunicado do Ministério da Segurança do Panamá.
Em 2 de janeiro, o presidente panamenho, José Raúl Mulino, anunciou o fim da crise com os Estados Unidos, após o ex-presidente Donald Trump ter ameaçado em 2025 reassumir o controle do canal, sob a alegação de que estaria sob influência chinesa.
O exercício, que tem início na próxima segunda-feira, contará com a participação de 61 unidades especializadas do Serviço Aéreo e Naval Nacional, da Polícia Nacional e do Serviço Nacional de Fronteiras, além de 50 fuzileiros navais dos Estados Unidos.
O treinamento conjunto tem como finalidade melhorar a capacitação profissional e a capacidade de resposta em diversos cenários operacionais. Em conjunto com outros exercícios já realizados, o objetivo é fortalecer a segurança e proteção do canal, conforme informado no comunicado oficial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login