Mundo
Trump ameaça Cuba e presidente Miguel Diaz-Canel responde
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez ameaças contra Cuba neste domingo (11) em sua rede social Truth Social. Ele declarou que a ilha deixará de receber o petróleo que vinha da Venezuela.
“Cuba contou por muitos anos com grandes quantidades de petróleo e dinheiro vindos da Venezuela, enquanto fornecia serviços de segurança para os últimos governantes venezuelanos. Isso agora acabou!”, afirmou Trump.
De acordo com Trump, a maioria dos cubanos que atuavam como seguranças pessoais de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, foram mortos na operação que capturou o líder venezuelano no dia 3 de janeiro. “Agora, a Venezuela conta com os EUA, a potência militar mais forte do mundo, para sua proteção”, disse ele.
Trump ainda advertiu o governo cubano: “Recomendo fortemente que eles cheguem a um acordo antes que seja tarde demais”.
O presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, reagiu às declarações do mandatário norte-americano por meio das redes sociais. Ele afirmou: “Cuba é um país livre, independente e soberano. Ninguém nos dirá o que fazer. Cuba não inicia agressões, é alvo delas pelos EUA há 66 anos, e não ameaça, apenas se prepara para proteger a Pátria até o último suspiro”.
Diaz-Canel continuou dizendo que aqueles que responsabilizam a revolução cubana pelas dificuldades econômicas deveriam se envergonhar, pois sabem que elas são resultado das duras medidas de bloqueio impostas pelos EUA há seis décadas, que agora ameaçam intensificar.
Segundo o presidente cubano, os Estados Unidos “não têm autoridade moral para criticar Cuba, pois transformam tudo em negócios, inclusive vidas humanas. Aqueles que agora atacam nossa nação estão consumidos pela raiva diante da decisão soberana do povo cubano em escolher seu modelo político”.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login