Mundo
Venezuela inicia nova fase política, diz presidente interina após saída de Maduro
Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, declarou nesta quarta-feira (14) que o país está entrando em um novo capítulo político, durante um processo de liberação gradual de presos após a saída de Nicolás Maduro em uma ação militar dos Estados Unidos.
Em 8 de janeiro, o governo provisório de Rodríguez iniciou um programa para libertar um número significativo de detidos por motivos políticos, pressionado pelos EUA, depois que Maduro foi capturado em 3 de janeiro em uma operação militar.
Segundo Rodríguez, a Venezuela está se abrindo para um momento de entendimento baseado na diversidade de opiniões e ideologias.
Rodríguez afirmou que desde dezembro houve 406 solturas de presos políticos, processo que teria sido iniciado pelo próprio Maduro. No entanto, a ONG Foro Penal aponta que foram cerca de 180 excarceramentos, após considerar duas etapas em dezembro e as recentes, que estão acontecendo de forma lenta.
Na última quarta-feira, ocorreram novas liberações, incluindo 17 jornalistas e profissionais da mídia, entre eles o conhecido ativista de oposição Roland Carreño.
A mandatária interina acrescentou que o processo continua aberto.
Ela explicou que as liberações envolvem pessoas acusadas de crimes ligados à ordem constitucional, ódio, violência e intolerância, excluindo crimes graves como homicídio e tráfico de drogas.
Centenas foram presos e julgados por supostamente incitar ódio e traição à pátria, especialmente durante eleições e protestos oposicionistas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login