Brasil
Inmet alerta para temporais fortes em sete estados; SP é o mais atingido
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta laranja para tempestades nesta quarta-feira, 14. O estado de São Paulo é o mais prejudicado, juntamente com outros seis estados que também receberam o aviso.
De acordo com o Inmet, o alerta válido até às 23h59 sinaliza a possibilidade de chuvas intensas, variando de 30 a 60 mm por hora ou 50 a 100 mm por dia, acompanhadas de ventos fortes entre 60 a 100 km/h e chance de queda de granizo.
As regiões sob aviso são:
- São Paulo: Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Campinas, Bauru, Piracicaba, Itapetininga, Ribeirão Preto, Araçatuba, região metropolitana, Marília, Araraquara, capital, Assis, litoral sul e Vale do Paraíba
- Minas Gerais: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, sul/sudoeste, oeste
- Rio de Janeiro: sul fluminense
- Paraná: norte pioneiro, noroeste, norte central, centro oriental e região metropolitana de Curitiba
- Santa Catarina: norte e Vale do Itajaí
- Goiás: sul goiano
- Mato Grosso do Sul: leste
O Inmet alerta para riscos como cortes no fornecimento de energia, enchentes, danos em plantações e quedas de árvores devido às tempestades.
Na terça-feira, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) colocou toda a capital paulista em estado de atenção por mais de uma hora, depois que a chuva causou alagamentos, isolando pessoas e deixando regiões sem eletricidade.
Segundo o CGE, o calor combinado com a entrada da brisa marítima está provocando áreas instáveis que resultam em pancadas de chuva de intensidade moderada a forte. Essas precipitações em São Paulo nesta quarta começam de forma localizada, mas podem se espalhar e se intensificar.
Nos dias seguintes, o clima deve continuar com sol entre nuvens pela manhã e chuvas fortes com trovoadas e rajadas de vento nas tardes e noites.
Segundo dados do CGE, até as 7h desta quarta, janeiro registrou 81,1 mm de chuva, o que representa cerca de 31,6% dos 256,4 mm previstos para o mês na capital paulista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login