Conecte Conosco

Notícias Recentes

Garis da Sustentare recebem salários e voltam ao trabalho

Publicado

em

Os 2,6 mil funcionários da Sustentare, empresa terceirizada contratada para realizar a coleta de lixo no Distrito Federal, encerraram a greve iniciada na manhã desta terça-feira (13), após receberem os salários de dezembro. Entre os trabalhadores, 2,2 mil são garis.

Os salários deveriam ter sido depositados na conta dos funcionários no último dia 8. A Sustentare atua em 17 regiões do DF e conta com 71 caminhões de coleta. A empresa confirmou que o GDF depositou o dinheiro para o pagamento no final da tarde desta terça e que por isso pôde creditar os salários nas contas dos trabalhadores.

O tesoureiro do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Urbana (Sindilurb), Claudionor Caeiro, confirmou que salários e tíquetes-alimentação de dezembro foram pagos, e que os funcionários voltaram ao trabalho na noite desta terça.

Os funcionários da Valor Ambiental continuam em greve, afirmou Caeiro. Ele diz que somente os trabalhadores que têm conta no Banco do Brasil receberam os pagamentos. O dirigente sindical disse que a situação deve ser analisada nesta quarta.

Não conseguimos contato com a Valor Ambiental, responsável pelas demais áreas do DF.

Na manhã desta terça, somente 27 dos 71 caminhões saíram para realizar a coleta de lixo, sendo 15 no Plano Piloto e 12 em Sobradinho. Para compensar a sujeira acumulada, a Sustentare disse que a coleta à noite será realizada com a reserva de 10% da frota e de mão de obra.

Greve
Garis que prestam serviços para empresas terceirizadas de coleta de lixo no Distrito Federal cruzaram os braços na manhã desta terça (13) por conta de atrasos no pagamento dos salários de dezembro, que deveriam ter sido depositados no dia 8. O SLU informou que iria depositar ainda nesta terça R$ 12 milhões para pagar os 5.237 trabalhadores.

Como o depósito não havia sido feito na segunda-feira (12), os garis se concentraram nesta manhã em frente à sede da empresa, na L4 Sul, para cobrar os valores.

Regiões afetadas
Os 2.650 funcionários da Sustentare atuam no Itapoã, Paranoá, Região dos Lagos, Condomínios Contagem, Sobradinho I e II, Fercal, Lago Oeste, Mestre Darmas, Planaltina, Arapoanga, Vale do Amanhecer, Nova Colina, Alto da Boa Vista, Condomínios Grande Colorado, Brazlândia, Park Way I, Núcleo Bandeirante, Guará I e II, Candangolândia, Colina Agrícola Águas Claras, Setor Militar, Cruzeiro, Asa Sul, Sudoeste, Octogonal, Asa Norte, Lago Sul e Lago Norte, Varjão, Taquari, Mansões do Lago Norte, Torto, Condomínios São Bartolomeu, Condomínios Jardim Botânico, São Sebastião, Setor Residencial Tororó, Setor Habitacional Dom Bosco e Vila Planalto.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados