Brasil
Brasil e Arábia Saudita firmam acordo para envolver setor privado na mineração
Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia do Brasil, e Bandar Al-Khorayef, Ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, assinaram um memorando de entendimento que estabelece uma cooperação bilateral no setor de mineração.
O acordo possibilita a participação de empresas privadas de ambos os países na obtenção de licenças para exploração e extração mineral, respeitando as leis locais de cada nação.
Com duração de cinco anos, o memorando visa promover a troca de conhecimentos, atrair investimentos e desenvolver tecnologias relacionadas à geologia e mineração. Entre as iniciativas previstas estão a mobilização de especialistas, programas de treinamento e transferência de tecnologia.
O governo brasileiro busca investimentos para fortalecer a cadeia produtiva mineral, impulsionando a industrialização e o avanço tecnológico do setor. Atualmente em missão oficial, Alexandre Silveira participou em Riad do Fórum de Minerais do Futuro e manteve encontros com autoridades sauditas, antes de seguir para a China.
A iniciativa também inclui a possível criação da “Aliança de Investimento em Mineração Brasil-Arábia Saudita”, focada na exploração, processamento e valorização de minerais estratégicos. Conforme declarado por Alexandre Silveira, o Brasil está formando parcerias estratégicas com países que compartilham uma visão de desenvolvimento, inovação e transição energética.
No início da semana, Alexandre Silveira solicitou apoio do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita para projetos de mapeamento mineral no Brasil, onde apenas 30% do subsolo está atualmente mapeado. Ele também demonstrou interesse em receber representantes da Manara Minerals Investment Company no país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login