Conecte Conosco

Mundo

França veta entrada de 10 ativistas britânicos por protestos contra imigração

Publicado

em

França impedU a entrada de dez ativistas britânicos de direita extrema devido a ações realizadas em solo francês, que tinham como objetivo bloquear a travessia de migrantes para o Reino Unido via pequenas embarcações, segundo comunicado das autoridades francesas nesta quarta-feira (14).

Desde 2018, o Canal da Mancha é uma rota pela qual milhares de pessoas arriscam suas vidas buscando chegar de forma irregular à costa britânica, partindo do norte da França em busca de melhores condições de vida. Em 2015, o número de pessoas que conseguiram chegar alcançou 41.472.

Esse cenário tem causado pressão sobre o primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, que enfrenta o crescimento do partido anti-imigração Reform UK.

Na terça-feira, o Ministério do Interior francês anunciou a proibição da entrada no país para dez ativistas do Reino Unido, identificados como membros do grupo anti-imigração ‘Raise the Colours’, sem divulgar suas identidades.

No final do ano passado, uma conta nas redes sociais chamada ‘Raise the Colours Operation France’ divulgou vídeos mostrando membros da extrema direita atuando na costa norte da França. Em um vídeo de novembro, um ativista aparece em uma praia francesa rasgando um pequeno barco inflável enterrado na areia, afirmando: ‘Este não seguirá para a Inglaterra’.

Em outro vídeo do mesmo mês, o homem adentra o mar e grita para dezenas de migrantes embarcando rumo à Inglaterra: ‘Vocês não são bem-vindos em nosso país’.

A Justiça francesa iniciou uma investigação preliminar por suspeita de ‘violência agravada’ contra migrantes, após denúncia de uma associação, referente a um incidente na madrugada de 10 de setembro em Grand-Fort-Philippe, próximo a Dunkirk. Naquela noite, quatro homens portando bandeiras inglesas e britânicas atacaram verbal e fisicamente um grupo de migrantes e roubaram pertences, conforme relato de Félicie Penneron, da ONG Utopia 56, à AFP.

Em 2025, Paris e Londres firmaram um acordo que prevê a devolução à França dos migrantes que chegarem ao Reino Unido por meio de pequenas embarcações, em troca do acolhimento no Reino Unido daqueles que se encontram atualmente na França, numa proporção de um para um.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados