Mundo
Trump promete ação firme se Irã executar manifestantes
O presidente Donald Trump declarou nesta terça-feira (13) que os Estados Unidos tomarão medidas rígidas caso o governo iraniano realize execuções de pessoas presas durante os protestos.
“Agiremos com muita firmeza se algo assim acontecer”, afirmou o presidente americano ao ser questionado por um jornalista da rede CBS sobre a possibilidade de execuções por enforcamento previstas para esta quarta-feira.
“Quando começam a matar milhares de pessoas… e agora me falam de enforcamentos. Vamos acompanhar como eles vão proceder”, disse Trump, que já havia alertado sobre a intervenção dos EUA caso manifestantes fossem mortos, um limite que já foi ultrapassado sem reação.
Pelo menos 734 pessoas perderam a vida devido à repressão das forças de segurança no Irã, embora o número real possa chegar a milhares, conforme indicou a ONG Iran Human Rights (IHR), sediada na Noruega.
Há também um aumento nas preocupações de que o regime iraniano utilize a pena capital para sufocar os protestos. “A preocupação cresce com a possibilidade de as autoridades recorrerem novamente a julgamentos rápidos e execuções arbitrárias para esmagar e intimidar os dissidentes”, declarou a Anistia Internacional.
A IHR destacou o caso de Erfan Soltani, de 26 anos, detido na semana anterior em Karaj, uma cidade próxima a Teerã, que, segundo uma fonte da família, foi condenado à morte e pode ser executado nesta quarta-feira.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login