Economia
Acordo fortalece parceria Brasil-Arábia Saudita para mineração privada
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Al-Khorayef, oficializaram um memorando de entendimento voltado à colaboração bilateral no setor de mineração. Entre os aspectos destacados, o acordo possibilita a participação do setor privado brasileiro e saudita na obtenção de licenças para exploração e mineração, conforme as legislações vigentes em ambos os países.
O documento tem validade de cinco anos e prevê o intercâmbio de conhecimentos, incentivo a investimentos e o desenvolvimento conjunto de tecnologias aplicadas à geologia e mineração, conforme divulgado pelo Ministério de Minas e Energia (MME). As ações incluem a troca de especialistas, programas de capacitação e transferência tecnológica.
O governo brasileiro busca atrair investimentos para a cadeia de transformação mineral nacional, alinhando tais esforços com processos de industrialização e avanço tecnológico. Alexandre Silveira encontra-se em missão oficial no exterior até 25 de janeiro, participando em Riad, Arábia Saudita, da 5ª Mesa-Redonda Ministerial do Fórum de Minerais do Futuro, além de encontros com autoridades locais, antes de seguir para Xangai, na China.
O MME vislumbra a criação da ‘Aliança de Investimento em Mineração Brasil-Arábia Saudita’, focada na exploração, processamento e agregação de valor a minerais estratégicos, conforme expresso na justificativa oficial. ‘O Brasil está fortalecendo alianças estratégicas com países que compartilham uma visão progressista baseada em desenvolvimento, inovação e transição energética’, declarou Silveira.
Na segunda-feira (12), o ministro brasileiro pediu apoio ao Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) para projetos relacionados ao mapeamento do potencial mineral brasileiro. Atualmente, cerca de 30% do território nacional está mapeado. Ele também manifestou interesse em receber representantes da empresa Manara Minerals Investment Company no Brasil.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login