Conecte Conosco

Economia

Diretor do Fed apoia tarifas e critica apoio de BCs a Powell

Publicado

em

O diretor do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), Stephen Miran, declarou que as tarifas não influenciaram a inflação nem impulsionaram os preços durante uma sessão de perguntas no Fórum Econômico de Delfos, na Grécia, nesta quarta-feira, 14. Segundo ele, o aumento da inflação pode ser causado por outros fatores internacionais, como as consequências da pandemia de covid-19.

Ele disse: “É simplista afirmar que as tarifas são o único motivo para a alta da inflação. Os preços estão diminuindo, o restante é apenas ruído”, ao prever uma redução gradual da inflação.

Sobre o uso do dólar, Miran explicou que a força da moeda afeta a economia e a política monetária. Ele está confiante com os indicadores do uso global do dólar, que já considera excelente, e acredita que a chegada das stablecoins vai fortalecer ainda mais essa tendência.

Em relação ao manifesto de apoio ao presidente do Fed, Jerome Powell, assinado por líderes de bancos centrais como Christine Lagarde (BCE), Andrew Bailey (BoE) e Gabriel Galípolo (BCB), Miran considerou a iniciativa inadequada. “Não é correto que banqueiros centrais se envolvam em assuntos fora da política monetária, nem em seus próprios países, e menos ainda em outras nações”, criticou.

Miran afirmou que a pressão do Fed não elevará a inflação e reforçou a necessidade de cortes de 150 pontos-base na taxa de juros ainda este ano.

Ele também destacou a solidez das instituições americanas, ressaltando que o essencial é a qualidade das políticas adotadas. Além disso, comentou que o BC anteriormente aplicou muitas regras rígidas ao sistema bancário, mas que a vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman, está realizando um excelente trabalho na modernização desse setor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados