Economia
Mercados de NY fecham em queda por tensão geopolítica e dados econômicos
As bolsas de Nova York encerraram a quarta-feira (14) com quedas, refletindo a cautela dos investidores diante das tensões envolvendo o Irã, dados econômicos dos Estados Unidos e expectativas sobre as decisões de juros do Federal Reserve (Fed). O pregão também foi marcado pela divulgação de resultados trimestrais no setor bancário.
O índice Dow Jones recuou 0,09%, fechando aos 49.149,63 pontos, o S&P 500 caiu 0,53%, com 6.926,97 pontos, enquanto o Nasdaq sofreu baixa de 1,00%, encerrando em 23.471,75 pontos.
O presidente dos EUA, Donald Trump, adotou tom mais moderado contra o Irã ao informar que soube que o regime de Teerã pretende suspender execuções de manifestantes, condição para evitar um ataque ao país. A incerteza geopolítica pesou no mercado desde o início do dia e as declarações trouxeram pouco alívio, refletido principalmente em ações de empresas petrolíferas, que tiveram ganhos reduzidos, acompanhando o desempenho do petróleo.
Anteriormente, as ações da Chevron e da Exxon Mobil chegaram a subir quase 4%, com notícias sobre possíveis avanços em concessões para operações na Venezuela e autorização para venda de petróleo para os EUA. Ao final do pregão, fecharam com valorização de 2,12% e 2,93%, respectivamente.
Donald Trump também contestou as críticas do CEO do JPMorgan Chase, Jamie Dimon, sobre a investigação do Departamento de Justiça envolvendo o Fed, afirmando que ele estava equivocado ao sugerir que a independência do banco central estaria em risco. Entre os destaques do setor financeiro, Citigroup, Bank of America e Wells Fargo tiveram quedas de 3,36%, 3,71% e 4,61%, respectivamente, após divulgação de resultados que desapontaram o mercado.
A Tesla recuou 1,80% após anúncio do CEO Elon Musk de que a montadora encerrará a venda do sistema Full Self-Driving em 14 de fevereiro, disponibilizando o recurso apenas como assinatura mensal. A Netflix iniciou o pregão em alta, mas fechou em queda de 1,98%, mesmo com informações sobre possível oferta em dinheiro da Warner Bros. Discovery, cujas ações subiram 0,80%.
A Nvidia caiu 1,44% depois que o governo dos EUA declarou que a empresa deve cumprir novos critérios de segurança para enviar seus chips de inteligência artificial H200 à China. Essa queda refletiu uma saída generalizada do setor tecnológico, impactando também empresas como Meta (-2,46%), Amazon (-2,43%) e Microsoft (-2,37%).
No âmbito macroeconômico, a Capital Economics avaliou que o aumento nos índices anuais do Índice de Preços ao Produtor (PPI) e na sua medida subjacente em novembro não deve ser motivo de preocupação para o Fed. Os investidores também acompanharam o crescimento das vendas no varejo dos EUA em novembro e o Livro Bege do Fed, que indicou expansão moderada da atividade na maior parte das regiões do país.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login