Mundo
Trump anuncia tarifa de 25% sobre certos semicondutores e avalia tarifas para minerais essenciais
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou em 14 de junho duas ordens executivas com o objetivo de aplicar tarifas em determinados semicondutores e de se preparar para possíveis tarifas em minerais essenciais.
As tarifas estabelecidas aplicam-se a chips importados para os Estados Unidos que não são utilizados internamente para inteligência artificial ou data centers, mas que são posteriormente exportados para outros países. Entre esses chips estão o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD, que estarão sujeitos a uma tarifa de 25% a partir de 15 de janeiro.
A ordem divulgada pela Casa Branca também indica que tarifas adicionais sobre semicondutores poderão ser implementadas futuramente, caso seja necessário. O secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, e o Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer, estarão encarregados das negociações sobre as tarifas com outras nações.
A administração Trump informou estar em diálogo com parceiros comerciais para minimizar a dependência dos EUA de países estrangeiros em relação a terras raras e minerais semelhantes, deixando aberta a possibilidade de impor tarifas futuramente.
Segundo a Casa Branca, os Estados Unidos dependem exclusivamente da importação líquida para 12 minerais críticos e importam mais de 50% do total de 29 minerais essenciais. Assim, o presidente americano pode estabelecer um preço mínimo para a importação desses minerais e dará um prazo de 180 dias para que os países negociem com os Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login