Conecte Conosco

Economia

EUA cobram 25% de tarifa sobre chips importados e planejam taxar minerais importantes

Publicado

em

O presidente Donald Trump assinou nesta quarta-feira (14) duas ordens executivas que introduzem tarifas sobre determinados semicondutores e preparam o terreno para futuras tarifas sobre minerais críticos essenciais.

As novas tarifas se aplicam a chips importados que não são usados internamente nos EUA para inteligência artificial ou centros de dados, mas que são exportados para outros mercados. Chips como o H200 da Nvidia e o MI325X da AMD estarão sujeitos a uma tarifa de 25%, válida a partir de 15 de janeiro.

De acordo com o comunicado da Casa Branca, há a possibilidade de a tarifa se estender a um número maior de semicondutores no futuro, se necessário. A negociação dessas tarifas será conduzida pelo secretário de Comércio, Howard Lutnick, e pelo Representante Comercial dos EUA, Jamieson Greer.

Além disso, a administração está dialogando com parceiros comerciais para diminuir a dependência americana de importações de minerais raros e similares, mantendo aberta a opção de instituir tarifas para esses minerais.

A Casa Branca destacou que os EUA dependem completamente das importações para 12 minerais críticos e têm uma dependência superior a 50% para outros 29 minerais. O presidente Trump pode estabelecer preços mínimos para a importação desses minerais, concedendo um prazo de 180 dias para negociações com outros países.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados