Mundo
4 astronautas da ISS voltam antes do previsto por problema de saúde
Quatro membros da tripulação da Estação Espacial Internacional (ISS) começaram nesta quarta-feira (14) o retorno antecipado à Terra devido a um problema de saúde apresentado por um deles, um evento sem precedentes em quase 30 anos da estação em órbita.
Segundo a Nasa, essa volta antecipada não configura uma evacuação emergencial.
O astronauta afetado permanece em condição estável, conforme declarou Rob Navias, representante da agência espacial americana, antes do início do retorno.
A decisão foi tomada devido a um risco contínuo e a incertezas no diagnóstico, explicou o diretor médico da Nasa, James Polk, na última semana.
A Nasa não divulgou o nome do astronauta nem a natureza exata do problema de saúde.
Os astronautas americanos Mike Fincke e Zena Cardman, o japonês Kimiya Yui e o cosmonauta russo Oleg Platonov começaram sua viagem de retorno com cerca de um mês de antecedência em relação ao planejado.
Esta antecipação por questões médicas é a primeira desde que a ISS foi lançada há mais de 27 anos.
Está previsto que eles amerissem na costa da Califórnia na quinta-feira, por volta das 5h40 (horário de Brasília), a bordo da cápsula Dragon da empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk.
Fincke garantiu em sua mensagem no LinkedIn: “Estamos todos bem”.
Ele destacou que essa decisão foi cuidadosamente tomada para permitir exames médicos adequados na Terra, onde há recursos completos de diagnóstico. Embora a decisão seja difícil, é a correta.
A tripulação apareceu sorridente durante a transmissão ao vivo de uma troca de comando na segunda-feira.
A missão da chamada Crew-11 Nasa-SpaceX começou em 1º de agosto e deveria se estender até meados de fevereiro, quando está prevista a próxima equipe.
A missão Crew-12 poderá ser adiantada, informou a Nasa.
Enquanto isso, a ISS continuará ocupada por um astronauta americano e dois cosmonautas russos que chegaram em novembro na nave russa Soyuz.
A ISS é habitada continuamente desde 2000 e representa uma colaboração internacional entre Europa, Japão, Estados Unidos e Rússia.
Os astronautas no espaço estão preparados para desenvolver diversas pesquisas científicas e também para lidar com possíveis problemas decorrentes da vida no ambiente espacial.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login