Notícias Recentes
Wellington César assume ministério da Justiça nesta quinta
Wellington César Lima e Silva será empossado como ministro da Justiça nesta quinta-feira em uma cerimônia no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nomeado na última terça-feira para substituir Ricardo Lewandowski, Wellington está em seu segundo dia de transição à frente do ministério, uma das pastas mais relevantes do governo federal.
Durante o processo de transição, Wellington tem contado com o apoio de um único assessor e ainda não definiu sua equipe de trabalho. Os atuais secretários do Ministério da Justiça ainda não foram convocados para reuniões.
Aliados indicam que o novo ministro está focado nessa fase inicial, mas mudanças na equipe são esperadas.
Na quarta-feira, ele participou de uma reunião inicial de transição com o secretário-executivo da gestão anterior, Manoel Carlos de Almeida Neto.
Nesse encontro, receberam diversos relatórios detalhados sobre as secretarias que compõem o ministério, incluindo Justiça (Senajus), Defesa do Consumidor (Senacon), Políticas sobre Drogas (Senad), Segurança Pública (Senasp), Políticas Penais (Senappen), Assuntos Legislativos (SAL), Acesso à Justiça (Saju) e Direitos Digitais (Sedigi).
Wellington também foi informado sobre a situação da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional, além dos quatro fundos vinculados à pasta: Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP), Fundo Penitenciário Nacional (FUNPEN), Fundo Nacional Antidrogas (FUNAD) e Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD).
O advogado-geral da União e indicado do presidente Lula para o Supremo Tribunal Federal, Jorge Messias, tem prestado suporte e orientações a Wellington no começo de sua gestão. Os dois possuem uma relação próxima, e Messias foi um dos que apoiaram a nomeação de Wellington César Lima e Silva para o Ministério da Justiça.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login