Conecte Conosco

Brasil

Meta de brasileiros apoia ação contra ditadores em outros países

Publicado

em

Segundo uma pesquisa recente do instituto Genial/Quaest, cerca de 50% dos brasileiros aprovam a intervenção de um país em outro para capturar um ditador. Este levantamento foi divulgado nesta quinta-feira, 15, em meio à ação militar dos Estados Unidos na Venezuela, que resultou na prisão do ditador venezuelano Nicolás Maduro no início de janeiro.

A pesquisa revelou que metade dos entrevistados considera aceitável que um país interfira em outra nação para prender líderes autoritários, enquanto 41% são contra e 9% não souberam responder.

Por outro lado, mesmo com o apoio à intervenção em situações de ditadura, a maioria dos brasileiros prefere que o país mantenha uma postura cuidadosa e imparcial frente aos acontecimentos.

Para 66% das pessoas consultadas, o Brasil deve se manter neutro diante das ações do presidente americano Donald Trump na Venezuela. Apenas 18% acreditam que o Brasil deveria apoiar a ofensiva, e 10% acham que o governo brasileiro deveria se posicionar contra.

Além disso, a pesquisa mostrou receios com possíveis consequências. Cerca de 58% dos brasileiros temem que os Estados Unidos possam agir de forma semelhante contra o Brasil, enquanto 40% não sentem esse medo, e 2% não souberam opinar.

A sondagem do Genial/Quaest foi realizada entre 8 e 11 de janeiro, com 2.004 entrevistados com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados