Conecte Conosco

Brasil

Acordo entre Mercosul e UE deve vigorar no segundo semestre, afirma Alckmin

Publicado

em

Geraldo Alckmin, vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, anunciou nesta quinta-feira (15) que o acordo comercial firmado entre Mercosul e União Europeia (UE) poderá começar a valer no segundo semestre deste ano. Ele destacou que este é um acordo esperado há 25 anos e que finalmente será assinado no sábado (17).

Após a assinatura, o Parlamento Europeu deverá aprovar a legislação pertinente, assim como o Brasil, que está empenhado em validar o acordo ainda no primeiro semestre. Com as aprovações em ambos os lados, a vigência do acordo deve iniciar no segundo semestre, entrando imediatamente em vigor.

Alckmin destacou a importância deste pacto, ressaltando que é o maior acordo entre blocos do mundo, envolvendo cerca de 720 milhões de habitantes e um mercado de US$ 22 trilhões.

O Mercosul integra Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e, recentemente, a Bolívia, enquanto a União Europeia é formada por 27 países economicamente desenvolvidos. Este acordo viabiliza o comércio, eliminando tarifas e promovendo o livre comércio com regras claras para ambos os lados.

Segundo o ministro, isso beneficia a sociedade, que terá acesso a produtos mais baratos e de melhor qualidade. Ressaltou também a importância das exportações para a manutenção de empregos, já que algumas empresas dependem desse mercado para continuar operando.

Alckmin classificou o acordo como um modelo para o mundo:

Em tempos de instabilidades políticas e geopolíticas, além de um aumento no protecionismo, este acordo mostra que, por meio do diálogo e da negociação, é possível fortalecer a cooperação internacional e promover o livre comércio.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados