Conecte Conosco

Mundo

Imigrantes irregulares na UE caem 26% em 2025

Publicado

em

O número de imigrantes que entram de forma irregular na União Europeia diminuiu 26% em 2025 em comparação com o ano anterior, conforme divulgado pela agência europeia de controle de fronteiras, Frontex, nesta quinta-feira (15).

Ao todo, as travessias ilegais nas fronteiras externas do bloco europeu caíram mais de um quarto, alcançando cerca de 178.000, o menor índice desde 2021, segundo comunicado da Frontex.

De acordo com Magnus Brunner, comissário para Assuntos Internos e Migração, esses números refletem o fortalecimento das fronteiras externas e as parcerias eficazes com países parceiros.

A maior queda ocorreu nas rotas vindas da África Ocidental (-63%), dos Bálcãs Ocidentais (-42%) e das fronteiras terrestres orientais, de Belarus para Polônia e países bálticos (-37%).

No entanto, houve um aumento de 14% nas travessias pelo Mediterrâneo Ocidental, totalizando 19.403 pessoas.

Na Espanha, os dados indicam uma redução geral de 42% nas entradas irregulares em 2025, motivada pelo colapso da rota da África para as ilhas Canárias (-62%). Por outro lado, a rota da Argélia para as ilhas Baleares apresentou crescimento de 24,5%, passando de cerca de 5.900 pessoas em 2024 para aproximadamente 7.300 em 2025.

Segundo a Frontex, as tentativas de travessia pelo Mediterrâneo Central recuaram 1%, enquanto no Mediterrâneo Oriental a queda foi de 27%. As passagens pelo Canal da Mancha, da França para o Reino Unido, diminuíram 3%, totalizando 65.861 pessoas em 2025.

A agência alerta que, apesar dessa redução nas entradas ilegais, o fluxo migratório pode mudar rapidamente entre rotas devido a conflitos, instabilidades e ações de redes de contrabando.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados