Mundo
Trump usa IA para criar mensagens políticas
De um jogo de futebol no Salão Oval a coquetéis em Gaza ou ataques a seus críticos a partir de um avião de combate, o presidente Donald Trump transformou a inteligência artificial em uma ferramenta essencial para sua comunicação política.
No primeiro ano de seu segundo mandato na Casa Branca, Trump aumentou o uso de imagens hiper-realistas, mas falsas, na Truth Social e outras plataformas, usando-as para se promover enquanto humilha seus adversários.
Mensagens similares criadas com IA também foram usadas por outros setores do governo Trump, assim como por alguns dos seus oponentes políticos.
Uma das publicações geradas por IA mostra Trump jogando futebol no Salão Oval com o jogador Cristiano Ronaldo, a quem chamou de “uma pessoa incrível” e “muito inteligente e talentosa”.
Em outra criação com IA, ele aparece ao lado do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, enquanto desfrutam de um resort luxuoso ao sol. Ao fundo, um letreiro diz “Trump Gaza”.
Esse vídeo foi divulgado após Trump propor, no ano anterior, transformar Gaza na “Riviera do Oriente Médio”, ideia que causou forte reação negativa.
Papa, leão, maestro
Tanto Trump quanto a Casa Branca compartilharam imagens que o mostram vestido de papa, rugindo próximo a um leão, ou atuando como maestro no Kennedy Center.
“Esta é a primeira administração da Casa Branca que usa imagens geradas por inteligência artificial em sua comunicação diária”, declarou um relatório do instituto de mídia Poynter, organização sem fins lucrativos.
“Com a IA, Trump propaga estereótipos e narrativas falsas, simplificando questões complexas em pontos de conversa básicos, sem se importar com a veracidade dos fatos”, acrescentou o relatório.
Trump dirige suas publicações de IA mais ousadas contra seus rivais e críticos, usando-as para motivar sua base conservadora.
No ano passado, ele divulgou um vídeo gerado por IA mostrando o ex-presidente Barack Obama detido no Salão Oval e depois atrás das grades com uniforme laranja.
“Para alguém como Trump, a IA generativa não regulada é a ferramenta ideal para atrair atenção e distorcer a realidade”, comentou Nora Benavidez, assessora sênior do grupo defensor Free Press.
Campanha contínua
Especialistas dizem que as mensagens com IA são parte de uma estratégia de campanha contínua usando ‘trolling’, tática eficaz entre eleitores jovens, especialmente próximo às eleições legislativas de meio de mandato.
“Apesar de desejar que o presidente evitasse compartilhar imagens com IA, Trump vê seu mandato como uma campanha ininterrupta”, disse Joshua Tucker, codiretor do Centro de Redes Sociais e Política da Universidade de Nova York.
“Devemos entender que o uso dessas imagens políticas geradas por IA é mais uma ferramenta, assim como as postagens de texto, para continuar essa campanha”, completou.
Um estudo publicado recentemente na revista Nature por acadêmicos como David G. Rand, da Universidade Cornell, mostrou que interações entre humanos e IA podem influenciar decisões eleitorais.
O estudo revelou que interações com ferramentas de IA a favor de certos candidatos impactaram significativamente as preferências dos eleitores da oposição nos Estados Unidos, Canadá e Polônia.
A estratégia de Trump foi seguida por outros membros de seu governo e também por alguns adversários políticos.
O secretário de Saúde na administração Trump, Robert F. Kennedy Jr., conhecido por divulgar desinformação médica, recentemente lançou a campanha de Natal “Make Santa Healthy Again”, em referência ao slogan MAGA. O Serviço de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE) divulgou imagens geradas por IA de suas operações contra imigração ilegal.
No mês passado, o governador democrata da Califórnia, Gavin Newsom, satirizou Trump com um vídeo feito por IA no X, mostrando o ex-presidente e dois de seus principais assessores algemados.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login