Mundo
Líder interina da Venezuela defende diplomacia e anuncia mudanças no petróleo
Delcy Rodríguez, presidente interina da Venezuela, afirmou nesta quinta-feira (15) que seu governo está comprometido em promover a paz e defender a liberdade nas relações comerciais e diplomáticas diante das pressões dos Estados Unidos.
Rodríguez ressaltou em seu discurso anual para o país que foi escolhida para proteger a tranquilidade da nação e destacou a importância da diplomacia.
A governante criticou duramente a intervenção militar que derrubou o ditador Nicolás Maduro no início deste mês. Ela descreveu a ação do governo Trump como uma mancha na história das relações diplomáticas entre os dois países e afirmou que a Venezuela seguirá um caminho independente de Washington.
Segundo Rodríguez, a Venezuela foi alvo de uma agressão armada por parte de uma potência nuclear, insinuando que ela e sua equipe foram alvos por defenderem o petróleo do país para seu povo. Ela afirmou que, se algum dia for a Washington, será por vontade própria, não à força.
Em referência ao presidente Donald Trump, a líder venezuelana anunciou mudanças na indústria do petróleo que permitirão maior investimento internacional. Ela também informou que a produção de petróleo venezuelano alcançou 1,2 milhão de barris por dia em dezembro.
De acordo com Rodríguez, as receitas obtidas com a venda do petróleo serão usadas para fortalecer os serviços de saúde em crise, além de apoiar o crescimento econômico e projetos de infraestrutura no país.
Ela finalizou reforçando que a diplomacia e a autonomia do país são fundamentais para assegurar relações comerciais livres, permitindo que a Venezuela comercialize seus produtos globalmente. A mandatária destacou o direito de Caracas de manter relações diplomáticas com países como Rússia, China e qualquer nação que desejar.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login