Mundo
EUA e Taiwan firmam acordo para cortar tarifas e aumentar investimentos
Os Estados Unidos anunciaram nesta quinta-feira (15) um acordo com Taiwan para diminuir as tarifas sobre os produtos da ilha asiática, enquanto ampliam os investimentos de companhias taiwanesas na indústria tecnológica americana.
De acordo com o acordo, Washington reduzirá as tarifas sobre os produtos de Taiwan para 15%, ante a taxa atual de 20%, aplicada de forma mútua para enfrentar o déficit comercial dos EUA e práticas consideradas injustas pelo país norte-americano.
As tarifas em setores como autopeças, madeira e derivados da madeira de Taiwan também ficarão limitadas a 15%, informou o Departamento de Comércio dos EUA.
As empresas taiwanesas de semicondutores e tecnologia farão novos investimentos diretos totalizando pelo menos 250 bilhões de dólares (R$ 1,34 trilhão) para construir e expandir suas capacidades em áreas como semicondutores avançados e inteligência artificial nos Estados Unidos.
Taiwan também oferecerá garantias de crédito no valor de pelo menos 250 bilhões de dólares para facilitar investimentos adicionais de companhias taiwanesas, acrescentou o Departamento de Comércio.
Embora o anúncio não tenha citado nomes, o acordo tem grande impacto para a gigante taiwanesa de fabricação de chips TSMC, a maior produtora mundial de microchips por contrato, utilizados em uma variedade de produtos, desde celulares da Apple até sistemas avançados de IA da Nvidia.
Em entrevista ao canal CNBC, o secretário de Comércio dos EUA, Howard Lutnick, afirmou que a TSMC adquiriu terrenos e pode expandir suas operações no estado do Arizona como parte do acordo.
O acordo foi fechado após meses de negociações.
O presidente taiwanês Lai Ching-te comprometeu-se a aumentar os investimentos nos Estados Unidos e elevar os gastos com defesa, enquanto seu governo buscava reduzir as tarifas americanas para preservar as exportações taiwanesas de semicondutores.
O Departamento de Comércio esclareceu que as empresas taiwanesas que construírem novas fábricas de chips nos EUA terão benefícios mais favoráveis em futuras tarifas relacionadas a semicondutores.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login