Mundo
Congresso dos EUA visita Dinamarca em apoio à Groenlândia
Uma delegação composta por onze membros do Congresso dos Estados Unidos iniciou, nesta sexta-feira (15), uma viagem para a Dinamarca e Groenlândia para mostrar apoio diante das pressões do presidente americano, Donald Trump, que deseja anexar a ilha ártica, conforme observou um jornalista da AFP.
Os parlamentares, de partidos democrata e republicano, tinham compromisso em Copenhague com a primeira-ministra Mette Frederiksen, acompanhado do chefe do Governo da Groenlândia, Jens-Frederik Nielsen.
Além disso, os congressistas participaram de encontros com membros do Parlamento dinamarquês e se reuniram com líderes empresariais na sede da associação de empregadores locais por volta do meio-dia.
Dick Durbin, senador democrata, declarou à imprensa: “Estamos mostrando apoio conjunto ao povo deste país e da Groenlândia. Eles têm sido nossos amigos e parceiros por muitos anos.”
Ele acrescentou: “Queremos que saibam que somos muito gratos a eles e que as colocações do presidente Trump não representam o sentimento do povo americano.”
A visita acontece poucos dias após um encontro de alto nível na Casa Branca, onde a Dinamarca afirmou discordar profundamente de um aliado tão antigo.
Trump tem insistido em adquirir a enorme ilha e tem criticado a Dinamarca por, segundo ele, não demonstrar comprometimento suficiente em relação à segurança da Groenlândia.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login