Mundo
Europa abre portas para diálogo com Rússia
O Kremlin manifestou nesta sexta-feira (15) uma avaliação positiva sobre a disposição de alguns países europeus em retomar o diálogo com a Rússia, que foi interrompido após o início da ofensiva contra a Ucrânia em 2022.
“Se essa é realmente a perspectiva estratégica dos europeus, trata-se de uma mudança favorável na postura deles”, afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, em declaração à imprensa.
“Em cidades como Paris, Roma e até Berlim, líderes expressaram a necessidade de conversar com os russos para assegurar a estabilidade no continente europeu. Essa visão está completamente alinhada com a posição russa”, acrescentou Peskov.
Por outro lado, o porta-voz criticou a atitude do Reino Unido, que, na sua visão, “mantém posições rígidas e não demonstra interesse em colaborar para a construção da paz”.
Os países europeus haviam praticamente cortado quase todos os canais de comunicação com Moscou depois que a Rússia lançou uma ampla ofensiva contra a Ucrânia, com o propósito de isolar o presidente Putin.
No entanto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao assumir novamente a Casa Branca em janeiro de 2025, restabeleceu o contato com Putin visando buscar uma solução para o conflito entre Rússia e Ucrânia.
Desde então, Trump e o líder russo mantêm conversações frequentes por telefone e, em agosto de 2025, organizaram uma cúpula no Alasca para dialogar sobre o tema.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login