Economia
INSS cria fila nacional para agilizar entrega de benefícios
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller, anunciou que o órgão implementou novas estratégias para acelerar a análise e concessão dos benefícios previdenciários. Em entrevista à GloboNews, ele destacou a implementação de uma fila nacional que permitirá que os pedidos sejam avaliados em escala nacional, e não mais restritos à região onde foram protocolados.
Além disso, os servidores do INSS terão a possibilidade de realizar horas extras para ajudar na diminuição do tempo de espera dos processos.
A prioridade nesse novo sistema será para a análise dos benefícios mais urgentes, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), auxílio por incapacidade temporária e salário-maternidade, assegurando que os segurados que necessitam de suporte imediato sejam atendidos com rapidez.
Gilberto Waller também mencionou que, em novembro, foram contratados 500 novos peritos médicos, o que deve contribuir para acelerar a realização das perícias médicas.
O presidente revelou ainda que, em janeiro, o sistema do INSS passará por uma pausa de três dias para uma atualização tecnológica, que visa torná-lo mais eficiente e seguro.
Ele explicou que, por questões técnicas, cerca de 600 mil benefícios de prestação continuada ficaram temporariamente suspensos no fim do ano anterior, mesmo após a análise dos processos pelos servidores, mas que essa situação deve ser normalizada no início do ano.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login