Mundo
ChatGPT começará a mostrar anúncios nos EUA em breve
A OpenAI anunciou na última sexta-feira (16) que o ChatGPT começará a exibir anúncios nos Estados Unidos, iniciando uma fase de testes voltada para usuários gratuitos e assinantes do plano Go, que é o mais acessível.
“Nas semanas seguintes, planejamos iniciar o teste de publicidade nos EUA para usuários gratuitos e do plano Go”, informou a OpenAI, confirmando uma alteração que vinha sendo bastante esperada e comentada no Vale do Silício.
Os assinantes dos planos Plus, Pro e Enterprise estarão isentos de anúncios, conforme detalhado pela empresa, que também destacou como pretende equilibrar a geração de receita mantendo a confiança dos usuários nas respostas do ChatGPT.
Desde seu lançamento em 2022, o valor da OpenAI atingiu US$ 500 bilhões, superando outras empresas privadas. Há especulações de que a companhia possa abrir seu capital com uma avaliação em torno de US$ 1 trilhão.
No entanto, o desenvolvimento do ChatGPT exige altos custos devido à grande quantidade de poder computacional necessária para seu funcionamento.
Com essa iniciativa, a OpenAI alinha seu modelo de negócios ao de grandes empresas como Google e Meta, que utilizam serviços gratuitos financiados por publicidade.
Diferentemente da OpenAI, essas corporações já possuem receitas significativas vindas de anúncios para investir na inovação em inteligência artificial. A Amazon também está expandindo seu negócio de publicidade em suas plataformas de comércio e streaming.
Jeremy Goldman, analista da Emarketer, afirmou: “Os anúncios não prejudicam a corrida da IA generativa; são a maneira da OpenAI continuar competitiva nesta área”.
Ele acrescentou que, ao incorporar anúncios ao ChatGPT, a OpenAI reconhece algo fundamental: a competição não é apenas sobre a qualidade do modelo, mas também sobre monetizar a atenção dos usuários sem perder a confiança deles.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login