Mundo
Europa e Brasil avançam em acordo sobre lítio e terras raras
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, destacou na última sexta-feira, 16, que a parceria estratégica entre a Europa e o Brasil, estabelecida há duas décadas, está se fortalecendo com a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia.
A líder europeia comemorou o progresso das negociações rumo a um acordo político significativo sobre matérias-primas essenciais.
“O acordo Mercosul-UE trará inúmeras oportunidades inéditas, com acesso recíproco a mercados estratégicos, regras claras e previsíveis, padrões comuns e cadeias de suprimentos que se tornarão verdadeiros caminhos para investimentos”, afirmou ela em discurso no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro, após reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Sobre a cooperação entre a Europa e o Brasil, Ursula von der Leyen ressaltou os avanços nas negociações para um acordo que guiará a colaboração em projetos conjuntos de investimento em lítio, níquel e terras raras. “Esses recursos são essenciais para nossas transformações digital e sustentável”, comentou.
Ela enfatizou que a Europa manterá os mais elevados padrões de transparência e respeito ambiental. “Sempre asseguramos que as comunidades locais sejam as maiores beneficiárias do valor criado. Dessa forma, todos saem ganhando. É uma situação vantajosa para todos. Esse é o modo europeu de fazer negócios”, concluiu.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login